Como podemos te ajudar?
Esta é a nossa central de ajuda! Fique à vontade para tirar suas dúvidas, enviar sugestões, críticas ou elogios. Estamos aqui para ouvir você.
Entrar em contatoSua dúvida pode estar aqui
O que é Educação a Distância?
Educação a Distância é uma modalidade de ensino-aprendizagem, no qual o aluno e o tutor estão separados fisicamente, mas interagem online. Nela, o participante escolhe o local e o melhor horário para estudar, o que dá maior independência e autonomia ao aluno.
Quais os requisitos técnicos para realizar os cursos do portal?
Para acompanhar e conseguir bons resultados nos cursos, você precisa ter:
- Acesso à internet (recomendado banda larga);
- Navegadores Microsoft Edge, Mozilla Firefox e Google Chrome na versão atual ou imediatamente anterior;
- Cookies liberados no navegador;
- Java Script liberado no navegador;
- Caixa de som ou fone de ouvido (para ouvir os áudios);
- Resolução mínima do monitor de 1024 x 768.
Como realizar um cadastro no portal SENAR Play?
Para realizar o cadastro, basta seguir os seguintes passos:
1º Passo: Clique em “Cadastre-se”;
2º Passo: Digite o número do seu CPF e clique na opção “Não sou um robô”;
3º Passo: Depois digite seu nome completo, seu e-mail, crie uma senha para acessar o site conforme as orientações e clique em “Continuar”;
4º Passo: Após, siga preenchendo as demais informações pessoais que serão solicitadas na tela até chegar na opção de “Concluir Cadastro”.
Já possuo cadastro no portal, como posso realizar a matrícula?
Para realizar a sua matrícula, basta seguir os passos abaixo:
1º Passo: Acesse o portal em “Área do aluno” digitando seu CPF e senha;
2º Passo: Clique na opção “Cursos com matrículas abertas” e selecione o curso de seu interesse;
3º Passo: Clique no botão “Matricule-se”;
4º Passo: Confira o nome do curso escolhido e, em seguida, clique no botão “Confirmar matrícula''.
Caso o curso desejado não esteja com matrículas abertas no momento, clique no botão “Avise-me” e informe seu nome e e-mail para receber uma notificação quando uma nova turma estiver disponível.
Por que preciso informar meu CPF no momento do cadastro?
O CPF é obrigatório para sua identificação e realização do cadastro. Este será o seu login para acesso ao Ambiente de Estudos. Além disso, o seu CPF também constará no certificado de participação.
Para quem são destinados e qual a idade mínima para a realização dos cursos?
O ensino à distância do Senar destina-se às pessoas do meio rural, de todo o Brasil. A idade mínima para a matrícula vai depender de cada curso. Você pode consultar essa informação clicando no nome do curso desejado.
Como funcionam os cursos?
Os cursos do Senar Play são de capacitação, online e totalmente gratuitos. No período de funcionamento do curso, o aluno é quem escolhe o dia e horário mais conveniente para realizar os estudos e ainda conta com o apoio de tutores e monitores capacitados para sanar dúvidas. Ao terminar as atividades do curso, o aluno receberá um certificado de conclusão.
Em que horário o conteúdo fica disponível para o aluno?
Durante o período do curso, o conteúdo fica liberado 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. Afinal, no portal Senar Play você escolhe o horário que quer estudar.
Os cursos oferecem certificado?
Sim. Após concluir todas as atividades obrigatórias e responder à pesquisa de satisfação, você estará apto a receber o certificado do curso, que será disponibilizado em formato digital, em arquivo PDF, diretamente no portal. O certificado traz a carga horária do curso, seu CPF e nome completo, além do conteúdo programático dele e a data de conclusão. Não enviamos certificados pelos Correios.
Como obter os certificados dos cursos que já concluí?
1º Passo: Digite seus dados de acesso (CPF e senha);
2º Passo: Clique no menu “Meu espaço”
3º Passo: Em “Concluídos” clique no botão “Baixar Certificado”.
Importante: não enviamos certificados pelos Correios.
Como recuperar minha senha?
1º Passo: Clique na opção “Área do aluno”;
2º Passo: Logo abaixo dos campos CPF e senha, clique em “Esqueceu sua senha?”;
3º Passo: Digite o número do seu CPF, clique na opção “Não sou um robô” e depois em Continuar;
Com isso, você poderá escolher se prefere receber um e-mail ou SMS para efetuar a recuperação da senha. E caso não tenha mais acesso a eles, você poderá clicar na frase “Caso esteja sem acesso às alternativas acima, clique aqui” para realizar a atualização diretamente no portal.
Caso encontre dificuldades, você pode entrar em contato conosco via Chat, localizado na página inicial do portal, ou pelo nosso canal de atendimento através do número 0800 642 7070 (seg. a sex. — das 8 às 18 horas — horário de Brasília).
Como alterar minha senha?
1º Passo: Faça login no Portal com seu CPF e senha;
2º Passo: Clique em “Meu Cadastro”;
3º Passo: Em “Nova senha” digite a nova senha no campo “Nova senha*” e, em seguida, em “Repetir Senha*”;
4º Passo: Clique no botão “Salvar alterações”.
Como editar meus dados?
1º Passo: Faça login no Portal com seu CPF e senha;
2º Passo: Clique no menu “Meu Cadastro”;
3º Passo: Edite o campo que desejar;
4º Passo: Clique no botão “Salvar alterações”.
Quais cursos estão disponíveis no portal Senar Play?
O portal Senar Play oferece cursos de diferentes temas e áreas de conhecimento. Para saber mais detalhes sobre cada curso oferecido, acesse o link http://ead.senar.org.br/cursos.
Como obter informações mais detalhadas sobre os cursos oferecidos no portal?
1º Passo: Clique no menu “Cursos”;
2º Passo: Selecione o tipo de curso (Todos, Matrículas abertas, Novos cursos, Com tutoria, Sem tutoria, ou Whatsapp) de seu interesse;
3º Passo: No curso desejado, clique no link “veja o conteúdo do curso”.
Posso realizar mais de um curso ao mesmo tempo?
Sim, você pode realizar a matrícula em mais de um curso que seja disponibilizado através do aplicativo ou portal Senar Play.
Os cursos são reconhecidos pelo MEC?
Os cursos do portal SENAR Educação a Distância são de caráter livre e não exigem reconhecimento do MEC
Como faço para acessar o curso no qual realizei minha matrícula?
Para acessar o ambiente de estudos, siga os passos abaixo:
1º Passo: Em “Área do aluno”, localizada na página inicial do portal, digite seu CPF, senha, clique na opção “Não sou um robô” e depois em “Entrar”;
2º Passo: Após acessar, localize e clique em “Meu Espaço”, em seguida, identifique o curso matriculado e clique em “Acessar Sala de Aula”;
Como funciona o atendimento pelo telefone 0800?
O atendimento pelo 0800 do portal Senar Play funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, no horário de Brasília. O atendimento por este telefone é totalmente gratuito.
Enviei uma mensagem pela Central de Ajuda. Quando receberei uma resposta?
As mensagens enviadas pela Central de Ajuda são respondidas em até 24 horas úteis.
Os cursos do portal Senar Play têm algum custo?
Os cursos do portal Senar Play são 100% gratuitos.
Quantos cursos posso realizar?
Você pode fazer quantos cursos quiser, não há um limite para matrículas em cursos realizados via aplicativo ou portal.
A única exceção são os cursos ofertados através do WhatsApp, ou seja, você poderá realizar somente um curso via WhatsApp por vez.
Se eu me matricular em um dos cursos, contarei com a ajuda de algum profissional na realização dos meus estudos?
Você contará com o apoio de profissionais altamente qualificados que farão o possível para ajudá-lo durante seu curso. A seguir, saiba quem são os seus parceiros nessa aventura pelo conhecimento:
Tutor: é o responsável pelo acompanhamento do seu processo de aprendizagem. Ele vai orientar e tirar todas as suas dúvidas relacionadas ao conteúdo do curso.
Monitor: é o responsável pelo acompanhamento do seu estudo no ambiente do curso. Ele está preparado para resolver dúvidas de ordem administrativa, metodológica ou relacionadas ao uso das ferramentas do ambiente de estudo.
Pessoas com pouca familiaridade com o uso do computador podem participar dos cursos?
Sim. O ambiente virtual de estudo é simples e de fácil manuseio para os alunos.
Não consigo recuperar minha senha. O que devo fazer?
Caso não consiga recuperar a senha por meio da opção “Esqueceu sua senha?”, você pode entrar em contato conosco via Chat, localizado na página inicial do portal, ou pelo nosso canal de atendimento através do número 0800 642 7070 (seg. a sex. — das 8 às 18 horas — horário de Brasília).
Quero refazer um curso que já concluí. É possível?
É possível realizar o mesmo curso somente se ele tiver passado atualização em seu conteúdo.
Caso eu não conclua o curso, serei penalizado por isso?
Não há nenhum impedimento caso você não conclua um curso.
Gostaria de acessar a Sala de Aula de uma turma já finalizada para realizar o download do material. É possível?
Após a data de encerramento da turma, o acesso à Sala de Aula não estará mais disponível. Porém, podemos fornecer o material em formato PDF para alunos concluintes do curso.
Como faço para baixar as videoaulas disponíveis no Ambiente de Estudos?
Por motivo de direitos autorais dos palestrantes, não é possível realizar o download das videoaulas. A visualização será permitida somente durante o período de vigência da turma, no Ambiente de Estudos.
Os certificados são reconhecidos pelo MEC?
Os cursos oferecidos pelo portal Senar Play são cursos livres, de formação inicial e continuada. O reconhecimento de cursos por órgãos educacionais e pelo MEC acontece somente para cursos de educação formal, como, por exemplo, cursos técnicos de nível médio e cursos de educação superior, que conferem grau ao aluno ao final dos estudos.
No caso dos nossos cursos, o aluno concluinte terá um certificado de participação, mas não será habilitado a nenhum exercício profissional específico. Desta forma, não há necessidade de algum tipo de reconhecimento ou credenciamento pelo Ministério da Educação.
Os cursos servem como horas complementares para a faculdade?
Todos os certificados possuem uma assinatura digital, ou seja, um código de segurança que possibilita a verificação da autenticidade do certificado. Se você deseja validar horas em alguma instituição, o ideal é que verifique junto à direção pedagógica se esta forma de certificação é aceita.
Posso solicitar a desistência no curso? Em caso positivo, serei penalizado por isso?
Para cursos ofertados via aplicativo ou portal, você pode solicitar a sua desistência sem nenhum tipo de impedimento.
Já para os cursos realizados através do WhatsApp, é possível realizar a desistência do curso. No entanto, você só poderá realizar uma nova matrícula em outro curso via WhatsApp após a data de término da turma na qual você está atualmente matriculado(a).
Caso tenha dúvidas, você pode entrar em contato conosco via Chat, localizado na página inicial do portal, ou pelo nosso canal de atendimento através do número 0800 642 7070 (seg. a sex. — das 8 às 18 horas — horário de Brasília).
O que é o Atendimento Personalizado?
Alunos concluintes dos cursos Negócio Certo Rural e Práticas ESG no Meio Rural podem realizar um agendamento de Consultoria Online por meio da ferramenta Atendimento Personalizado para tirar suas dúvidas a respeito dos conteúdos ao longo do curso.
Ao tentar acessar o curso via WhatsApp, aparece uma mensagem de que devo realizar a matrícula, mesmo já tendo. O que fazer?
Isso acontece quando o sistema identifica que o número que você está acessando o WhatsApp difere do número que constava no seu cadastro no momento da matrícula.
Você pode entrar em contato conosco via Chat, localizado na página inicial do portal, ou pelo nosso canal de atendimento através do número 0800 642 7070 (seg. a sex. — das 8 às 18 horas — horário de Brasília) para podermos lhe auxiliar no acesso
Posso realizar mais de um curso via WhatsApp ao mesmo tempo?
Não é possível realizar dois cursos via WhatsApp ao mesmo tempo, pois o conteúdo é realizado em uma conversa no aplicativo. Assim sendo, você deve primeiro finalizar um curso para poder realizar uma nova matrícula.
No entanto, isso não impede que você realize quantas matrículas desejar em cursos realizados através do aplicativo ou do portal Senar Play.
Contato
Escolha como deseja entrar em contato com a gente:
Fale com a Aurora, nossa assistente virtual, disponível 24 horas por dia. Você também pode falar com a nossa equipe por esse canal em horário comercial.
Nossa Central de Atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, no horário de Brasília.
0800 642 7070Você também pode entrar em contato com a nossa Central de Atendimento por e-mail: ead@senar.org.br
Enviar e-mail